Blog

Awesome Image

Qual a diferença entre pré-fabricados e pré-moldados?

Partes de um novo processo construtivo, pré-fabricados e pré-moldados podem até parecer sinônimos, você sabe qual a diferença entre eles? É comum que muitos desconheça a diferença e com esse artigo queremos que você entenda um pouco das diferenças fundamentais.

Ambos são elementos estruturais de concreto e surgem com a busca incessante por aumento da eficiência na construção civil. E, apesar de similares, se diferem basicamente em relação ao processo produtivo. Saber sobre eles ajuda na escolha para compor seu projeto.

Vamos lá?

Pré-moldados e pré-fabricados são parte do processo construtivo conhecido como construção modular. Uma metodologia otimizada ao montar componentes de uma estrutura em uma fábrica ou outro local de fabricação fora do canteiro, e transportar conjuntos completos ou subconjuntos para o local de construção onde a estrutura será localizada. Sim, traduz diversas técnicas e é eficiente para a produção industrial por permitir processos simultâneos.

Os concretos pré-fabricados são feitos industrialmente e sob condições controladas, com mão de obra especializada, máquinas e equipamentos adequados. Já os pré-moldados são produzidos no local da obra e passam por procedimentos diferentes, pois não lançam mão de instalações próprias ou de laboratórios. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O pré-fabricado tem rigor técnico e controle de qualidade muito mais apurados do que o pré-moldado, o que inclui também controle de catalogação, como registro de data, tipo de concreto e aço e a assinatura dos responsáveis. Ou seja, o pré-fabricado oferece maiores garantias de qualidade, segurança e durabilidade em comparação ao pré-moldado.

Gostou? Já utilizou esses métodos em sua obra? Fale com a gente e saiba mais!!!