A busca por qualidade, pontualidade e sustentabilidade na execução das obras são características que mostram a escolha cada vez maior pelas estruturas pré-fabricadas de concreto no ramo da construção civil. Isso se deve, principalmente, ao custo-benefício que a utilização de lajes, pilares, vigas e paredes já prontas geram na hora de construir, já que o rígido controle de qualidade evita desperdícios durante a montagem das estruturas.
Este método construtivo se aplica a diversos tipos de edificações como: galpões industriais, edifícios comerciais, ginásios e arenas esportivas, supermercados, shopping centers, hospitais, complexos religiosos, etc, ou seja, obras de infraestrutura, institucionais, industriais e comerciais.
A indústria da construção civil, nos métodos convencionais de construção, sempre utilizou muitos processos artesanais na construção de estruturas, tais como: assentamento de blocos, preparo de argamassa, montagem de armação, fabricação e montagem de formas de madeira.
A estrutura pré-fabricada representa uma industrialização concreta da construção civil, pois permitem produção em série e padronizada. A adesão a este sistema construtivo traz inúmeras vantagens para a empresa que vai construir, dentre elas, podemos citar.
Maior rapidez no retorno do capital investido;
Previsão e redução de custos;
Sustentabilidade (canteiro mais limpo e organizado);
Pontualidade coma entrega e compromisso com os prazos estabelecidos;
Maior segurança com a execução da obra
Padrão de qualidade;
Aceitação de todo tipo de acabamento;
Montagem rápida e racionalizada dos elementos pré-fabricados;
Melhoria contínua das tecnologias;
Rastreabilidade do processo.